Abrir menu principal

[símbolo químico – Na; número atômico – 11; peso atômico – 22,989770; grupo da tabela – 1; configuração eletrônica – [Ne].2s1; Classificação – metal alcalino; Estado físico – sólido (T=298K)].
Metal macio, prateado que flutua na água, decompondo-a com evolução de Hidrogênio e formação de hidróxido. É altamente reativo, por isso não ocorre livre na natureza, apenas na Forma combinada. Ele é o quarto elemento mais abundante na terra. É também, o metal mais abundante entre os elementos do seu grupo - os metais alcalinos.
Em 1807, Humphrey Davy isolou o Sódio pela eletrólise da soda cáustica, poucos dias depois de ter descoberto o Potássio (K). Em 1808, Gay–Lussac e Theuard descobriram um método químico para produção de grandes quantidades de Sódio e Potássio. A reação envolvida é a fusão do Álcali com Ferro aquecido ao rubro, o vapor do metal é liberado, condensado e coletado.
Compõe aproximadamente 2,6% da Crosta terrestre, ele se apresenta na Forma de minerais e na Água do mar. A Halita - NaCl, também conhecida como salgema ou o sal comum, é seu mineral mais comum. É encontrada em depósitos subterrâneos e dissolvida nos mares, oceanos e fontes de Água salgada. Países de destaque na produção mundial de halita são a Áustria, a Polônia, a Checoslováquia, a Alemanha, a Espanha, a Rússia, a Inglaterra e os Estados Unidos com cerca de 15 Estados produzindo sal em escala comercial.
Ocorrência no Brasil – Os principais Estados produtores de sal marinho são: Rio Grande do Norte (Macau, Moçoró e Areia Branca); Rio de Janeiro (Cabo Frio e Araruama); Ceará, Maranhão, Sergipe e Bahia - em quantidades menores. Reservas de halita podem ser encontradas em Sergipe e na Bacia Amazônica.
Usos e aplicações - lâmpadas de vapor de Sódio; nos alimentos – cloreto de Sódio (NaCl), conhecido comercialmente como sal; ligas com Potássio (NaK) atuam como agentes de transferência de Calor e agentes redutores; no preparo do Titânio metálico; Compostos de sódio, como o cloreto de Sódio - NaCl, carbonato de Sódio - Na2CO3, bicarbonato de Sódio - NaHCO3 - e a soda cáustica ou hidróxido de Sódio – NaOH, são importantes nas indústrias de papel, vidro, sabão, petróleo e indústria química em geral; na indústria têxtil.