Nomina Anatômica

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.

A quinta edição, publicada em 1983, continua em vigor, e foi oficializada pelo International Anatomical Nomenclature Committee – IANC, sendo a última revisão feita em 1985, no 12o Congresso Internacional de Anatomia em Londres.
1895 – A Nomina Anatômica de Basiléia (BNA) foi preparada em latim, principalmente por anatomistas alemães. 1933 – Foi feita uma revisão britânica BNA (BR) pela Sociedade de Anatomia da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. 1936 – Nomina Anatômica de Iena (JNA), foi preparada por anatomistas alemães. No mesmo ano um Comitê Internacional de Nomenclatura foi iniciado no 4o Congresso Internacional de Anatomistas, em Milão, na Itália. Trabalho interrompido pela Segunda Guerra Mundial. 1955 – a primeira edição foi publicada com auxílio financeiro da UNESCO. 1961 – a segunda edição foi editada pelo Professor G.G. Mitchell. Publicada na Excerpta Médica, Amsterdã, Holanda. 1966 – terceira edição foi editada pelo Professor Mitchell, publicada na Excerpta Médica, Amsterdã, Holanda. 1975 – 10o Congresso Internacional em Tóquio houve reunião da IANC da qual resultou a 4a edição, publicada em 1977. 1980 – No 11o Congresso Internacional na Cidade do México foi discutida a terminologia da 4a edição, aprovada e publicada como 5a edição, que no Brasil foi publicada em 1984 pela editora MEDSI – Editora Médica e Científica Ltda. [Fonte: Bruno König Jr.]