Neurologia

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
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(ref. competências do especialista) Neuroanatomia; fisiopatologia do Sistema nervoso; Semiologia neurológica; Neurocirurgia; Eletroneuromiografia; eletroencefalografia; neurorradiologia; neuro Pediatria; líquido cefalorraquiano - punções das vias lombar, suboccipital e ventricular; indicação e contra-indicação da punção e exame do LCR; interpretação do exame básico do LCR (pressão, cor, citologia, bioquímica, estudo imunológico e micro-biológico); indicação e Capacidade de realização da terapêutica intra-raquiana, com conhecimento das drogas a serem utilizadas, assim como de suas diluições; principais síndromes do LCR; conhecer as indicações, contra-indicações e limitações dos métodos neurorradiológicos; interpretar RX simples de Crânio e coluna, Angiografia cerebral, tomografia computadorizada de Crânio e coluna e Mielografia; ter noções teóricas dos exames mais recentes, como a ressonância nuclear magnética, a tomografia por emissão de pósitrons, a Ultra-sonografia de Crânio e Doppler, entre outros, e ainda dos exames atualmente pouco usados, como a pneumoencefalografia e a cintilografia, por exemplo. (Fonte: Fundap modificado)
___ do crime, é complexa a correlação com fatores dessa natureza e o Crime.
Os lobos temporais regulam a vida emocional, os sentimentos, os instintos bem como as respostas a estímulos, entretanto, esses dados não são suficientes para justificar o Fato de que tal Perturbação leve ao Crime. [Fonte: Fragmentos das idéias de Cristina Queirós in''' Geraldo José Ballone – Home-page http://www.psiqweb.med.br].
___
infantil, (ref. competências do especialista) Tratar crianças com afecções do Sistema nervoso Central e Periférico - neuro-anatomia; neurodesenvolvimento em seus aspectos estruturais, ultra-estruturais e funcionais; Semiologia neurológica tradicional; Semiologia específica complementar para cada faixa etária (recém-nascido, lactente, pré-escolar e escolar); interpretar exames como líquido cefalorraquiano, eletrencefalograma; Eletroneuromiografia; exames bioquímicos metabólicos enzimológicos, radiológicos e neuropatológicos; conhecer testes de desenvolvimento, de nível, de projeção e neuropsicológicos com vistas à Interação com outros profissionais que colaboram no Diagnóstico multidisciplinar dos distúrbios e dificuldades do Comportamento e da escolaridade. (Fonte: Fundap modificado)