Desvio

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Revisão de 17h27min de 11 de setembro de 2011 por Aamato (discussão | contribs) (uma edição)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

___ do anormal, Sin. Anomalia; Anormalidade.
___ sexual,
___ do comportamento, a urgência ocorre algumas vezes, em pacientes com problemas mentais.
Homossexuais: aparecem muitas vezes no Pronto-Socorro em decorrência das práticas distorcidas do ato sexual. Pode haver certa reserva do médico ao atender. O médico, muitas vezes, não se contêm e comporta-se de maneira incorreta, procurando admoestar o Paciente. Não é o caso, nem a oportunidade. Tal Procedimento ocorre também nos acidentes ou mal súbito em que é vítima o Homossexual. Os trejeitos e uso de indumentária não própria e de adornos poderão levar o médico a uma atitude repulsiva.
Drogados: o Hábito de usar Droga e sua Dependência levam a circunstâncias que devem ser lembradas na Cirurgia de urgência. Muitos acidentes de trânsito são decorrentes do uso de drogas por viciados ou por motoristas de estrada que, procurando aumentar sua resistência, tomam excitantes. Estes os mantêm excitados e subitamente os levam a estafa, causando desastres. Os drogados expõem-se mais a acidentes e, quando levados à mesa cirúrgica, precisam de Atenção especial; são mais resistentes à anestesia, são maiores transmissores de hepatite e, no pós-operatório, podem estar sujeitos a crises decorrentes da abstenção. O Perigo de entrarem em Choque é maior pela hipótese de poderem apresentar Lesão hepática. A título de curiosidade vale uma pequena digressão para lembrar como os viciados em Maconha costumam receber o Produto quando estão internados no Hospital: alguém de sua turma leva um bolo com cobertura de chocolate. A Maconha é misturada neste e fica ativada pela alta Temperatura do forno. Nessa interpretação, Fernando Varella de Carvalho referiu o Fato de a Maconha ser fumada em conjunto, passando de um para o outro, mantendo permanente acesa a brasa do cigarro, com Temperatura elevada para ativá-la.
Alcoolistas: são vítimas freqüentes de acidentes. Entre eles são comuns pequenas Quedas. Estas podem ter seqüelas e passarem despercebidas por serem imputadas a bebedeiras. Todo esse quadro pode levar ao Diagnóstico tardio de seqüelas graves, nos alcoólatras crônicos. As lesões hepáticas do Alcoolismo Crônico podem tornar grave um traumatismo, obrigando a uma operação. Esta passa a apresentar, em tais circunstâncias, um maior Perigo de vida. As reservas hepáticas do Alcoólatra são pequenas; o Choque hemorrágico ou o cirúrgico pode tornar-se irreversível pela pequena Capacidade do Hepático de resistir à Anóxia.
Suicidas: representam um grupo especial. O Estado mental daquele que é levado a tentar o Suicídio requer grande Atenção por Parte do médico. A primeira atuação é no Sentido de assistir o doente, quando operado, psiquiatricamente, assim que acorde da anestesia, para que ele não atente novamente contra a vida e para que não ponha em Risco a dos demais pacientes que dele estão próximos. Deve ser lembrado que os hospitais gerais não estão preparados para receber doentes psiquiátricos agitados. Para esses doentes até mesmo um garfo pode representar um Perigo. Por outro lado, é muito freqüente o Comportamento paradoxal daquele que tentou o Suicídio e depois tem medo de morrer da Anestesia ou da Cirurgia programada para tratá-lo da Seqüela de sua tentativa.
(ref. CID10) Desvio Congênito do Septo nasal, (Q67.4)
Desvio do Septo nasal adquirido, (J34.2)
Desvio do Septo nasal, (J34.2)
Desvio do Ureter e do orifício ureteral, (Q62.6)