Comportamento

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Revisão de 17h20min de 11 de setembro de 2011 por Aamato (discussão | contribs) (uma edição)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Atitudes e reações do Indivíduo no Ambiente social.
___ condenável, o Paciente não deve jamais abrir o Relatório de exame que está endereçado ao médico. Antes de mais nada ele estará violando correspondência alheia e, embora esta lhe diga respeito e a ele pertença, corre o Perigo de que, não sabendo interpretar o exame, venha atrapalhar-se com o resultado. Somente o médico solicitante terá condições de analisar o resultado para elaborar o diagnóstico, pois poderá rejeitá-lo e mandar repetir o exame ou ainda discutir o grau de certeza de quem o fez, pois ambos sabem que a clínica é soberana. O paciente, tomando conhecimento de um dado isolado, pode afligir-se com o que, para seu médico, ainda é conjectura ou até resultado incompatível com o quadro clínico.
___ violento, estudos epidemiológicos feitos na Alemanha por H. Haefner e N. Boeker em 1982 demonstraram não haver mais doentes mentais entre os criminosos violentos do que o número deles na população em geral.
Estudos de Doença mental e Violência feitos nos Estados Unidos (Epidemiological Catchment Area - Swanson et al. 1997) mostram que a Idade média do doente mental criminoso, na ocasião do crime, era dez anos maior do que o do Criminoso da população em geral, sugerindo que a Doença mental retardaria o ato Criminoso. Todos as demais pesquisas não apresentam diferenças de resultados estatisticamente significantes.
Efeitos do Álcool e Drogaapresentam correlação direta com a Violência.
Pessoas com Transtornos de Personalidade anti-social estão mais propensas ao crime, não obrigatoriamente violentos e agressivos. [Fonte: Geraldo José Ballone – Home-page http://www.psiqweb.med.br].
(ref. CID10) Aconselhamento relativo ao Comportamento e à orientação sexual de um terceiro, (Z70.2)
Comportamento auto-destrutivo, (Z72.8)
Comportamento estranho e inexplicável, (R46.2)
Conselho solicitado sobre o Comportamento ou orientação sexual de cônjuge, (Z70.2)
Conselho solicitado sobre o Comportamento ou orientação sexual de criança, (Z70.2)
Conselho solicitado sobre o Comportamento ou orientação sexual de parceiro, (Z70.2)
Problemas relacionados com o Comportamento sexual de alto risco, (Z72.5)
Sintomas e sinais relativos à Comportamento e aparência, (R46).