Ambiente

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Revisão de 16h24min de 11 de setembro de 2011 por Aamato (discussão | contribs) (uma edição)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Meio material ou moral em que se vive [meio em que vive um vegetal ou animal].
___ de trabalho, as condições de Trabalho na rede hospitalar pública do País, predominantemente nas Capitais e grandes cidades são precárias e revelam uma situação caótica. Pelo que se pode ver, muitos hospitais têm construção nova, porém, mal planejada, ou estão equipados com instrumental novo, moderno, mas ainda não usado, ou trabalham com estoque de Farmácia para um dia e falta total de recursos humanos. Quando há pessoal da Enfermagem não há médico e, assim, vai seguindo a comprovada inadimplência do serviço público. Salários vis completam a calamidade. O que funciona, deve ficar claro, deve-se à devoção daqueles que ainda restam no Trabalho.
O médico não pode aceitar a Responsabilidade pelo atendimento nas condições precárias que muitos locais estão atingindo. Há casos de denúncia do próprio médico na Delegacia de Polícia, para se eximir de culpa, por não ter condições de atender grande número de doentes graves de uma só vez, incluindo de especialidades que não a sua.
Acho que, numa situação de urgência, a Comunicação formal à administração Superior seja suficiente para transferir a Responsabilidade pelo atendimento, que também será precário, dadas as condições ambientais em que se dá. Evidentemente, a Instância seguinte a ser comunicada deve ser o Conselho Regional de Medicina e assim por diante, para que os governantes sejam responsabilizados civil e criminalmente, e não se tomar o médico como o vilão da História.
(ref. CID10) Problema não especificado relacionado com o Ambiente físico, (Z58.9)
Problemas relacionados com o Ambiente físico, (Z58)