Lítio

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para: navegação, pesquisa

[símbolo químico – Li; número atômico – 3; peso atômico – 6,941; grupo da tabela – 1; configuração eletrônica – [He].2s1; Classificação – metal alcalino; Estado físico – sólido (T=298K)].
Um dos metais mais macios, com uma densidade próxima à metade da densidade da Água. É o primeiro elemento do grupo dos metais alcalinos, difere significativamente dos outros elementos do seu grupo. As diferenças têm origem, em parte, no pequeno tamanho do cátion Li+. O Lítio é sólido, de cor prateada, tornando-se cinza quando exposto ao ar; não ocorre livre na natureza, devido à sua alta reatividade. À partir da II Guerra mundial, a produção de Lítio e de seus Compostos cresceu consideravelmente devido às suas variadas aplicações.
O Lítio foi descoberto por Johan August em 1817, durante a Análise do mineral petalita – LiAl (Si2O5)2. Mais tarde, descobriu Lítio em outros minerais: espodumênio - Li2O.Al2O3.4SiO2 e lepidolita - K2O.Li2O.2Al2O3.6SiO2.2H2O. Em 1818, G. Gmelin observou que os Sais de Lítio queimavam com chamas vermelho-brilhantes. Nem Gmelin e nem Arfvedson isolaram o elemento Lítio de seus Sais. Os primeiros a isolarem o lítio, foram W. T. Brande e Sir Humphrey Davy através da eletrólise do óxido de Lítio (Li2O). Em 1855, Bemsen e Mattiessen, isolaram grandes quantidades do metal pela eletrólise do cloreto de Lítio (LiCl). Em 1823@b;/b@ a primeira produção comercial do Lítio metálico foi realizada pela Mellgesellschaft AG, na Alemanha, usando a eletrólise de uma mistura fundida de cloreto de Lítio (LiCl) e cloreto de Potássio (KCl).
O Lítio é encontrado na Crosta terrestre sob a Forma de silicatos e fosfatos, sendo os seus principais minerais: Espodumênio (Li2O.Al2O3.4SiO2 ); ambligonita (Al203.2LiF.P2O5); lepidolita (K2O.Li2O.2Al2O3.6SiO2.2H2O) e petalita (Li2O.Al2O3.8SiO2).
Ocorrências no BrasilAmbligonita (Município de Mogi das Cruzes - São Paulo; Município de São João Del Rei - Minas Gerais; Estado do Ceará) e Espodumênio (Município de Carnaúba de Deus - Rio Grande do Norte; Município de Juazeiro – Paraíba).
Usos e aplicações – Baterias de Lítio (Fonte de energia para: telefonia celular; computadores portáteis instrumentação marítima); Pilhas para marca-passos cardíacos [Iodo/Lítio (Li/I2) e Monofluoreto de Carbono/Lítio (Li/CFx)]; Diversos [transferência de calor, aplicações nucleares, lubrificantes resistentes à temperaturas (Estearato de Lítio); pilhas para aparelhos eletrônicos]; Fármacos [Urato de Lítio (C5H3LiN4O3) - doenças reumáticas e Carbonato de Lítio (Li2CO3) - doenças neurológicas].

comments powered by Disqus